O
que é o INTRACHAT ? topo
R: Comunicador IntraChat (CIC), é um conjunto de aplicativos, que juntos
permitem que vários usuários em uma rede local (LAN), rede remota
(WAN) ou mesmo pela internet, conversem via texto e voz, transfiram arquivos,
realizem suporte através do controle remoto (VNC) e muita mais, de uma
forma segura, rápida e prática. Também é muito
útil para os administradores de rede, pois podem saber exatamente quem
está usando a rede, quando entrou, quando saiu, em que máquina
está, qual o tempo de resposta das estações, etc. Como
funciona ? topo
R: Utiliza a estrutura "cliente/servidor", o que significa que ele
tem basicamente duas partes. A primeira parte é o servidor, que é um
programa bem pequeno. Ele simplesmente fica esperando as conexões dos
clientes, aceitando-as após uma autenticação, e permitindo
que os clientes conversem entre si. A segunda parte é o cliente, que fica
rodando nas estações dos usuários de sua rede. O cliente,
sabendo o endereço do servidor, tenta um conexão e se identifica.
Uma vez conectado e autenticado, pode realizar a comunicação desejada. Qual
a senha padrão do Administrador ? topo
R: admin Qual
a senha padrão quando o cliente foi AUTO-CADASTRADO
pelo servidor ? topo
R: abc123
Qual
o papel do Administrador IntraChat ? topo
R: O administrador serve para gerenciar as conexões, cadastrar os usuários
que podem se conectar, as unidades organizacionais, e configurar todas as permissões
no servidor. Ele é mais útil na instalação e configuração
do servidor e clientes. Após isso você pode utilizá-lo para
monitorar os usuários que estão com dificuldades de conexão
e verificar o fluxo das mensagens no servidor (streams). Qual
a configuração mínima para o servidor ? topo
R: Você pode instalar o servidor IntraChat em qualquer máquina na
sua rede. O hardware mínimo necessário depende muito do número
de usuários que pretende comportar. Tendo como base a versão free
para 10 usuários, qualquer Pentium com 64MB de memória RAM e 10GB
de disco é suficiente. O sistema operacional pode ser o Windows 95 OSR2
(ou superior), ou uma distribuição Linux com kernel 2.2.x (ou superior).
As máquinas precisam ter o protocolo TCP/IP instalado. Lembre-se de
que quanto mais usuários tiver, mais recursos de hardware serão
necessários. É seguro
? topo
R: Sim. Todas as conversas e informações sigilosas são criptografadas.
As senhas e as mensagens rápidas também ficam armazenadas de forma
criptografada.A criptografia utilizada é relativamente forte e o servidor
requer dupla identificação, o que torna ele mais seguro. O protocolo
para a transmissão dos dados é bem rígido, e não
permite "tentativas"
maliciosas. Ele também tem proteção contra a maioria dos
tipos de ataques.
Posso
conectar de minha casa o servidor IntraChat de minha empresa ? topo
R: Sim. Veja a resposta na seção Guias - Instalação
do Servidor, em nosso site. Quais
as portas utilizadas pelo IntraChat ? topo
R:
TCP/55000 - conexão, autenticação
e chat de texto
TCP/55001 - transferência de arquivos
TCP/55002 - chat de voz
TCP/55003 - controle remoto de estações
UDP/55000 - broadcast de notificação
de atividade do servidor
UDP/55001 - broadcast de solicitação
do endereço do servidor
Quais
portas preciso configurar para utilizar o servidor IntraChat remotamente ? topo
R: São quatro as portas que precisam ser redirecionadas no seu modem/firewall
para que o servidor IntraChat possa ser acessado por seus clientes pela internet.
O termo mais comum para esse redirecionamento é NAT (Network Address Translation),
mas também pode ser PAT (Port Address Translation), ou PortForward. Independente
do termo, você precisa configurar seu modem/firewall de modo que as conexões
que chegarem pela internet nas portas TCP/55000 à TCP/55003, sejam direcionadas
para o endereço IP da máquina onde está rodando o seu servidor
IntraChat na rede local. Posso
utilizar o Administrador remotamente ? topo
R: Sim, basta que seu servidor esteja configurado corretamente. Funciona
no Linux ? topo
R: O servidor roda nativo no Linux com kernel 2.2.x ou superior. O administrador
e o cliente rodam perfeitamente com o emulador Wine (http://www.winehq.org). Funciona
no Windows 3.1 ?topo
R: Não.
Funciona
em qualquer outro Windows ? topo
R: Sim. Roda no Windows 95 OSR2, Windows 98, Windows 98 SE, Windows ME, Windows
NT 4, Windows 2000, Windows XP e Windows 2003. Em
que linguagem o Intrachat foi desenvolvido ? topo
R: Em Pascal. O
que são as Unidades que aparecem no Administrador ?topo
R: Unidades são grupos de usuários, que podem ter por critério
suas filiais, departamentos, etc. O
Intrachat se integra com outros comunicadores ?topo
R: Ainda não.
A única configuração, que talvez seja, necessária no computador do Servidor Intrachat, é a
liberação das portas no firewall. O firewall é um
aplicativo utilizado para bloquear qualquer informação que entre ou saia do
computador, a menos que seja ele informado da permissão.
As portas TCP são para envio de mensagem e as portas UDP para que o Servidor possa ser reconhecido automaticamente pelo Clientes da rede local.
Windows 2000 e XP, por padrão, são instalados com firewall. Para liberar entre em < Iniciar - Configurações - Painel de Controle - Conexões de rede >, clique com o botão direito do mouse na < Conexão Local Ativa > e selecione < Propriedades >. Na aba < Avançado > desmaque a opção < Proteger com firewall > ou clique em < Configurações >. Na aba < Serviços > (em alguns versões do Windows aba chama-se < Exceções >), clique em < Adicionar >, preencha:
Descrição do serviço: Intrachat
Nome ou endereço IP: coloque o IP do seu computador
Número da porta externa: 55000 TCP
Número da porta interna: 55000
repita esta operação mais três vezes para as outras portas TCP e duas para as UDP.
Antes de configurar o Servidor Intrachat para acesso
remoto, tenha certeza que tê-lo configurado
para acesso local.
Para que o acesso remoto seja possível, é necessário configurar
um roteamento na rede. Cada computador da rede local (chamamos de rede LAN) recebe
um endereço chamado IP, geralmente neste formato 10.1.1.1 ou 192.168.1.1.
Quando colocamos um modem ADSL no computador, o modem conecta-se a um provedor
de Internet e recebe um IP para rede externa (chamamos de rede WAN). Geralmente
o IP externo começa com 200.xxx.xxx.xxx. Configurar um roteamento significa
fazer um união entre o IP do computador (rede interna) com o IP do modem
(rede externa). Esse roteamento é necessário para todo aplicativo
que necessite acessar informações na rede externa (Internet).
Para realizar o roteamento fazemos uma configuração conhecida como
NAT (ou PAT). Nesta configuração informaremos as portas de comunicação
utilzadas pelo Intrachat (protocolo TCP, portas 55000 até 55003).
Como fazer o roteamento das portas TCP 55000 até 55003 no
MODEM ?
Entre na configuração do modem ADSL
ou da placa de modem.
Procure por NAT ou PAT.
Informe o endereço IP do computador
onde instalou o servidor Intrachat
Em porta externa e interna informe: 55000
repita este procedimento para as portas 55001,
55002 e 55003.
Como fazer o roteamento das portas
TCP 55000 até 55003 no IPTABLES (Linux) ? Adicione as seguintes entradas no IPTABLES, via linha de comando:
Não se esqueça de trocar o 192.168.0.0/24
pelo endereço e máscara da tua rede interna. E também
o 192.168.0.2 pelo endereço IP interno da máquina onde
está rodando o servidor IntraChat.
IP fixo ou dinâmico ?
Um detalhe interessante que é toda vez que desligamos o modem e religamos
novamente, o modem receberá um IP diferente. Isso acontece na maior parte
dos serviços de ADSL oferecidos pela empresas de telefônia, e, gera
um problema quando desejamos hospedar nosso próprio site ou utilizar aplicativos
como o Intrachat, devido o IP remoto estar mudando a cada tempo.
Para resolver este problema você poderá estar comprando um IP fixo
ou poderá se registrar num serviço conhecido com DNS Dinâmico
(a segunda opção é a mais utilizada por pequenas e médias
empresas).
Em Hostname, coloque:
seunome.dyndns.org (ou a extensão que preferir)
Deixe o resto como está, e clique em ADD
HOST.
Faça download do aplicativo DynDNS Updater
em https://www.dyndns.com/support/clients/ e
instale no computador onde instalou o Servidor Intrachat. Toda vez
que o IP remoto de seu computador modificar, este aplicativo informa
seu novo IP ao site do DynDNS.
Importante: na
instalação dos Clientes remotos Intrachat,
quando for solicitado o Endereço do ServidorLocal
ou Primário, forneça seu novo DNS dinâmico:
seunome.dyndns.org (não tem www na frente).
A instalação do Cliente Intrachat fica
muito fácil com a utilização do aplicativo CICClientSetup.exe.
Este pode ser obtido em nosso site na seção Downloads e
também é colocado na Área de Trabalho após
a instalação do Servidor Intrachat.
1. Selecione o Idioma do Assitência
de Instalação e também do Aplicativo Cliente
Intrachat. Clique em < OK >
2. Tela de boas vindas,
clique em Seguinte >.
3. Selecione a pasta onde será instalado
o Cliente Intrachat. Clique emSeguinte>.
4. Componentes a serem instalados. Escolha Instalação
Rápida. Administradores do Intrachat poderão
escolher a Instalação Avançada,
que será explicado logo abaixo. Clique em Seguinte>.
5. Local dos ícones no Menu Iniciar.
Clique em Seguinte>.
6. Endereço do servidor: é o
IP ou DNS do computador onde está instalado o Servidor
Intrachat. Opções:
[auto] = o
Cliente Intrachat enviará um broacast pela rede interna procurando
pelo servidor. Utilize esta opção sempre que instalar
um Cliente na mesma rede interna do Servidor.
localhost = o
Servidor e o Cliente Intrachat estão no mesmo computador
IP ou DNS = o
Cliente é externo (rede WAN), o acesso ao servidor será via
conexão pela internet.
intrachat.dyndns.org = DNS
do nosso Servidor para suporte, utlize este caminho de estiver precisando
de ajuda de nosso pessoal. Caso seja solicitado, o Usuário é *CONVIDADO* (digite
CONVIDADO entre asteriscos) e a senha é .(somente
um ponto).
Preencha e clique em Seguinte>.
7.Clique em Instalar.
Janelas
adcionais da Instalação Avançada:
Antes da 7.
Nome do Usuário Cliente que será enviado
para o Servidor Intrachat.
8. As opções nas
utilizadas nesta janela são:
Permitir ou não o usuário fechar o aplicativo
Cliente: se desejar que seus usuários sempre estejam com o Intrachat
ativado, deixe está opção desmarcada.
Sempre perguntar o nome do usuário e senha: marque
esta opção se mais não configura usuários para
o Windows e mais de uma pessoa utiliza o mesmo computador.
Conectar ao servidor atavés de um proxy. Marque se
tiver que configurar proxy.
Duplo click no nome do usuário envia mensagem rápida. Desmaque
para que duplo click abra o chat, assim para mensagem rápida terá que
clicar no botão de Mensagem Rápida.
A política de distribuição do INTRACHAT exige
que TODAS as versões sejam registrada, tanto as Freeware (versão
gratuita), bem como Demonstração 30 dias e
as Full Release (versão paga).
Somente o aplicativo Servidor precisa ser registrado.
O Servidor ao ser instalado recebe uma Chave válida
para aquele computador. Enviando esta Chave ao suporte
do INTRACHAT, você receberá um Registro de
licença de uso. Ao ser instalado em outro equipamento a Chave mudará,
necessitando de um novo Registro. O aplicativo Cliente
INTRACHAT poderá ser instalado quantas vezes se desejar, e nãohaverá necessidade
de Chaves e Registros.
O
registro é fácil e gratuito. O
servidor funcionará por 3 dias sem o registro.
Entre no Administrador do INTRACHAT através
de < Iniciar - Programas - Intrachat -
Administrador Intrachat >.
Preencha o Endereço
do Servidor: localhost, se
o servidor estiver instalado no mesmo computador do Administrador,
senão forneça o IP do servidor ou a URL do
servidor.
Entre com a Senha do Administrador: admin
Configure o proxy, se necessário.
Solicite o registro:Você tem
três dias para solicitar o registro, mas não deixe
prá depois.
Click em < Site
do CIC > (a partir da versão 3.82
este botão chamada < Obter
registro >). Será aberto
a página de Registro do INTRACHAT na internet.
Preencha as informações e click em < Enviar >.
Agora coloque o Registro
recebido através do email no campo < Registro > na
janela acima e click em < OK >.
Pronto. Terminamos de registrar o
software. Se precisar registrar o novamente porque
mudou de computador e comprou uma licença para
mais usuários, siga os passos acima novamente.
IMPORTANTE:o
envio do email de registro NÃO demora mais que um
minuto. Se você não
recebê-lo brevemente, passe um email para
avisando
do acontecido. Temos recebido relatos de vários
usuários que tiveram nossos emails bloqueados por
anti-spams.
O INTRACHAT é composto
por três aplicativos principais:
Servidor: aplicativo que trabalha de forma oculta, entretanto, é o
responsável por todo o tráfego de mensagens entre os
clientes, tanto de texto como de voz, arquivos e controle remoto.
Administrador: geralmente é instaldo na mesma máquina do servidor. É
onde podemos visualizar quais usuários estão conectados,
o tráfego das mensagens, os servidores interligados, configurar
o servidor, 'broadcast", cadastrar Unidades de usuários
e os usuários propriamente.
Cliente
(s): é o aplicativo mais utilizado, pois cada usuário
utilizá-o para o envio de mensagens rápidas, conversa
privadas de texto e voz, salas públicas e privadas, envio de
arquivos, solicitar assistência através do controle remoto.
A instalação do Servidor IntraChat em ambiente Windows é bem
simples.
Após baixar o arquivo na seção de downloads, dê um
duplo-clique sobre o mesmo para iniciar o processo de instalação.
Após ter feito isso basta seguir os passos descritos abaixo para concluir
a instalação:
1. Tela inicial: clique no botão "Seguinte".
2. Localização:
informe o diretório onde deseja instalar.
Clique no botão "Seguinte" para
prosseguir.
3. Componentes: selecione os componentes
que deseja instalar (é recomendável instalar todos).
Clique no botão "Seguinte" para
prosseguir.
4. Grupo Menu Iniciar: informe o nome
do grupo que deverá ser criado para armazenar os atalhos.
Clique no botão "Seguinte" para
prosseguir.
5. Tarefas adicionais: selecione as
opções desejadas. Clique no botão "Seguinte" para
prosseguir.
6. Pronto para instalar: aqui
você irá ver todas as opções que
fez para a instalação. Clique no botão "Seguinte" para
prosseguir.
7. Progresso da instalação:
você pode cancelar a instalação a qualquer
momento. Clique no botão "Seguinte" para
prosseguir.
8. Progresso da instalação:
você pode cancelar a instalação a qualquer
momento. Clique no botão "Concluir" para
prosseguir.
A cópia de segurança (backup) é realizada
somente no computador onde está instalado o Servidor
Intrachat. Todas as mensagens de chats, salas e arquivos são
gravados no Servidor, assim sendo, não há necessidade
de realizar backup´s nos computadores Clientes.
Para realizar uma cópia de segurança completa, basta
salvar toda a pasta e subpastas do Servidor Intrachat. Até a
versão 3.72 a pasta padrão era C:\CIC, e a partir da
versão 3.80 a pasta padrão é
C:\INTRACHAT.
A pasta C:\Arquivos de Programas\Intrachat contém os aplicativos
do Cliente Intrachat, por isso não
precisa ser salva.
Conhecendo a pasta C:\INTRACHAT
A cópia de segurança
pode ser otimizada salvando-se somente os arquivos de dados. Eles estão
abaixo relacionados:
CICSERVER.DB - banco de dados principal. Armazena
informações de usuários, mensagens rápidas,
etc.
CICSERVER.RDB - armazena configurações
do servidor.
CICSERVER.LOG - informações de login
e logout do servidor
Pasta ARQUIVOS - todos os arquivos dos usuários
Pasta SALAS - armazena todas as mensagens transmidas
nas salas
Os demais arquivos contidos nesta pasta são
para o funcionamento do Servidor, e não contém dados a
serem salvos.
A partir da versão 3.80, o aplicativo que instala o Servidor
Intrachat, cria um atalho de Cliente configurado para o Suporte Intrachat.
Para acessá-lo basta, clicar em: < Iniciar - Programas - Intrachat - Cliente
Intrachat (suporte) >
Caso utilize uma versão anterior a 3.80 ou necessite de suporte
ao outro computador onde este atalho não exista:
abre um novo Cliente Intrachat
configure o servidor local e remoto para: intrachat.dyndns.org
conecte utilizando o usuário: *CONVIDADO* (não
esqueça os asteriscos)
senha: . (somente um
ponto)
Escolha um dos usuários da Unidade Easynet e dê um
duplo clique.
Quando instalamos um Cliente Intrachat com
a opção de Instalação Rápida,
o aplicativo de instalação configura o Cliente com as opções
padrão. Com a opção de Instalação
Avançado podemos modificar ao nosso gosto. Abaixo listamos
algumas desejas opções:
Iniciar o cliente automaticamente ao Iniciar o Windows
Permitir ao usuário fechar o cliente
Manter a janela principal aberta ao iniciar
Não avisar sobre outros clientes Intrachat em execução
Sempre perguntar o nome do usuário e senha ao conectar
Há duas maneiras de modificarmos esta configuração após a
instalação do Cliente Intrachat.
1º. Alterando os parâmetros do Atalho
do Cliente Intrachat
Entre em < Iniciar
- Programas - Inicializar - Cliente Intrachat >. Este é o
atalho que é executado do iniciar o Windows. Clique com o botão
direito do mouse em < Propriedades >.
Em < Destino > inclua
as opções de deseja modificar.
/CLOSE = permite que o Cliente seja fechado pelo usuário
/NEWUSER :nome_usuario/PASSWORD senha =
conectar com este usuário e senha. Observe os dois pontos antes do nome
do usuário.
/NEWUSER = sempre solicita nome do usuário
Uma relação completa dos parâmetros permitidos pode ser
encontrada no arquivo c:\Arquivos de Programas\Intrachat\CICCliente_ex.ini
.
2º. Criando um arquivo de inicialização
Entre no atalho do Cliente Intrachat conforme indicado acima
e remova todos os parâmetros, deixando < Destino > dessa forma:
"E:\Arquivos de programas\IntraChat\CICClient.exe"
Entre na pasta onde foi instalado o Cliente
Intrachat, por padrão é c:\Arquvos de Programas\Intrachat.
Renomeie o arquivo CICClient_ex.ini para CICClient.ini e
modifique os parâmetros desejados. Para tornar o parâmetro
ativo remova o ";" (ponto de vírgula) que se encontra
no início da linha.
Por exemplo: você deseja que o usuário
possa fechar o Cliente Intrachat:
É através do Administrador Intrachat que
executamos todas as configurações necessárias
para o bom funcionamento do Servidor.
Entre no Administrador do Intrachat através de < Iniciar
- Programas - Intrachat - Administrador Intrachat > ou dê um
duplo clique no ícone do Servidor (ícone Intrachat com fundo verde).
Preencha o Endereço do Servidor: localhost, se
o servidor estiver instalado no mesmo computador do Administrador, senão
forneça o IP ou URL do servidor.
Entre com a Senha do Administrador: admin
Configure o proxy, se necessário.
Conhecendo a janela principal do Administrador:
1. Conectar ao servidor: quando
pressionado indica que o Administrador CIC está conectado ao servidor e você poderá efetuar
as configurações necessárias.
2.Broadcast: envie
mensagens para todos os usuários quando pressionado
indica que o Administrador CIC está conectado ao servidor e você poderá efetuar
as configurações necessárias.
3.Fechar
conexão: desconecta um determinado usuário.
4.Alterar
configurações: permite configurar
o Adminsitrador e Servidor quanto as serviços locais, remotos, salas, transferência
de arquivos, chat de voz e controle remoto de estações.
5. Registrar software: abre
o "browser" na página
do CIC pronto para efetuar o registro do servidor.
6. Conexões: esta
janela está dividida em três
partes.
7.Usuários: todos
os usuários (clientes) atual conectados.
Observe que o aplicativo Administrador CIC também é considerado
um cliente.
8. Streams: aqui
você poderá observar todo o tráfego
de mensagens nos servidor.
9. Servidores: relação
de servidores interligados.
10. Unidades
/ Usuários: aqui
você pode incluir Servidores,
Unidades e Usuários. Click com o botão direito do mouse para selecionar
a opção desejada.
Há três tipo de Unidades:
Restritiva: os usuários cadastrados em unidades restritivas
verão e serão vistos somente pelos usuários de sua própria
unidades e por todos os usuários cadastrados em unidades globais.
Global: vêem e são vistos por todos os usuários
do servidor.
Síncrona: vêem e são vistos por todos
os usuários, inclusive de outros servidores.
11.Salas: permite o gerenciamento das salas. Click com
o botão direito e selecione a opção desejada.
12.Mensagens: possibilita a exclusão de menagens rápidas
por período.